domingo, 1 de março de 2009

Gastronomia Brasileira Camarão na Moranga


Ingredientes
1 moranga de bom tamanho
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 cebola grande ralada
700ml de polpa de tomate
2 cubos de caldo de camarões
1,5kg de camarões grandes
sal a gosto
3 colheres de sopa de amido de milho
1 lata de creme de leite sem soro
salsa picada
700g de catupiry
Modo de Preparo:
1 - Prepare a moranga. Corte a parte do cabo, abrindo um buraco largo.
Dependendo do modo como vai decorar o prato, pode ou não usar esta parte, que ficaria como tampa. Se for esse seu caso, corte deitando a faca para fora, o que fará com que tenha um apoio, na hora de fechar.
2 - Com a mão, retire as sementes e as fibras que lá estão, limpando a abóbora. Coloque-a sobre o refratário em que irá servir. Encha-a, então com água, junte uma ou duas colheres de açúcar e cubra-a com papel alumínio. Leve-a ao forno para que cozinhe, por cerca de uma hora. Estará boa, quando, ao espetar um garfo na casca, este penetrar na abóbora. Retire a água com cuidado. 3 - Tempere os camarões já limpos com sal e alho. Leve uma panela ao fogo com a margarina e, quando esta derreter, junte a cebola picada e refogue bem, até que fique transparente. Junte a polpa de tomate, os cubinhos de caldo de camarão e deixe ferver por uns 10 minutos, até estar bem reduzido. Junte os camarões e deixe que cozinhem por exatos 7 minutos.Dissolva o amido de milho em um pouco de água e misture ao molho, mexendo sempre até que engrosse.
Junte o creme de leite, misture e desligue o fogo.
4 - Forre a moranga com uma camada grossa de catupiry. Coloque o molho de camarão e leve ao forno para gratinar. Perceberá que está no ponto, quando o catupiry de cima estiver derretido. se quiser, reserve uns camarões, cozidos em água e sal, para decorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário